História


O Coletivo Cosmofagitas surgiu em 2009 a partir a inquietação de três amigos: Josie Pessoa, Jota Mombaça e Sussa Rodrigues. O primeiro trabalho realizado pelo grupo foi a intervenção urbana “Correria”, que contou com a participação de Babi Baracho, Pc Gurgel, Izabela Câmara, Jackson David, além dos 3 integrantes do coletivo. A intervenção foi aprovada no XIII Enearte em Salvador.  Tempos depois os três amigos se reuniram e decidiram trabalhar mais a fundo com a linguagem áudio-visual e fizeram o “Chá da Tarde”. O vídeo-arte foi convidado a participar do prospecta 2010. Além do “chá da Tarde” também fizeram o “Experimento câncer”, que contou com a participação de Babi Baracho, Elis Pinheiro e Ian B. uma intervenção que posteriormente virou vídeo e o video-arte “Que Bom se Ele Soubesse” que participou do XIV Enearte em Ouro Preto. 
O coletivo esta desenvolvendo um pesquisa intitulada por eles de “cine-improviso”, que consiste em criar, escrever e filmar durante um pequeno intervalo de tempo utilizando apenas aquilo que estiver ao alcance no momento de criação. O cine-improviso tem influências no cinema marginal, no dogma 95, no cinema olho do diretor soviético precursor do vídeo-arte, Dziga Vertov e na famosa frase de Glauber Rocha “Uma câmera na mão e uma idéia na cabeça”.
Além da parte áudio-visual também temos o Zaragata que é um pedaço de pele do Cosmofagitas que vem pesquisando temas sócias e demonstrando através da dança e da performance.  O trabalho do Zaragata se chama “Aboio”, um experimento sem fim.
Os próximos trabalhos já estão em planejamento, em breve serão disponibilizados.